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13 de fevereiro de 2010

Calçando estilo

E continuando com cada um dos nossos holofotes direcionados aos pés, tem uma galera dando o devido prestígio a eles com muito conforto e estilo. Afinal, na correria dos dias atuais um sapato nem sempre é a melhor pedida, não é mesmo? Mas tratando-se desse movimento, acredito que o conforto não seja o maior ideal que eles almejam. Você não deve está entendendo muita coisa, então me permita fazer às vezes: Mundo, estes são os sneakers heads! Claro que eles não são tão desconhecidos assim, você com certeza deve conhecer um. Não, não se trata de nenhuma facção criminosa nem tão pouco de nenhum grupo neonazista, longe disso. Trata-se apenas de pessoas que são fanáticas por tênis. Trocando em miúdos, poderíamos dizer que Van Gogh está para os apreciadores de artes, assim como um Nike Air Jordan está para os sneakers! Agora sim você deve ter reconhecido um desse bem próximo a você. Os sneakers surgiram na década de 90, nos EUA, Europa e se expandiu pelo Japão, mas ainda é um movimento recente aqui no Brasil. Eles têm esse nome devido ao modo de andar desses amantes, afinal quando se tem uma peça única é compreensível não querer que sua sola se desgaste, então eles sabem andar, com passadas silenciosas, com a devida preocupação de quem estivesse carregando uma peça valiosíssima, o que na verdade são. Esses consumidores são acima de tudo consumidores de design.
Foi como mencionei mais acima, não é bem o item “conforto” que conta, e sim o shape, as cores e a história que aquele tênis carrega. Um bom entendedor saberá não apenas a marca, mas o modelo e as informações técnicas referentes ao seu desejo de consumo. Para você ter noção de como esse mercado se movimenta, é só perguntar a algum deles qual o site preferido que você ouvirá sem dúvida alguma que é o ebay.
E ligados na expansão dessa cultura, as indústrias de tênis passaram a fomentar os sonhos desse grupo, lançando no mercado cada vez mais modelos exclusivos, aliado as novas tecnologias, novas cores, e até mesmo fazendo o relançamento de modelos antigos com novas tecnologias, que na verdade são “a menina dos olhos” desses colecionadores. Fora o investimento na publicidade, sempre congregando um modelo específico a um determinado grupo social. Tipo, quem curte rock irá preferir um Converse (os fãs dos Ramones sabem disso), a turma do basquete sempre será vista com um air force 1 e todo skatista que se preze terá um Hi Top da Vans. Mesmo que não fosse uma propaganda paga, algumas bandas incitaram as vendas de muitos modelos, principalmente no caso da Adidas, que era desconhecida nos EUA, até que o grupo de hip-hop Run-D.M.C. lançaram a música My Adidas, e consagraram o Super Star como símbolo do estilo hip-hop.

É, a coisa é mais séria do que se parece! Os tênis antes dedicados e projetados para um melhor desempenho esportivo, hoje é tido como um elemento de grande valor agregado, que inclui moda, música, estilo de vida e acesso a informação. O fato não é apenas gostar de tênis, é conhecer e querer aquele determinado modelo pelo o que ele representa. Calçar um tênis desenvolvido por um grande designer, ou um de fabricação exclusiva para um determinado país ou data comemorativa, é sinônimo de que você está por dentro das informações. E esse é um código de mensagem que sempre será traduzido por alguém que entende ou que já ouviu falar que os sneakers heads existem.



por Carol Meneses

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