Pesquisar este blog

31 de março de 2010

Na barra da bota


Quando eu pensava que não havia mais tipos de botas para serem inventadas, surge mais uma: bota boca de sino. O nome é referência às calças típicas dos 70' days e está relacionado ao efeito visual que o cano dobrado evoca ao abrir-se à medida que se aproxima do salto.
Variações é o que não faltam para a novidade do inverno. De couro à camurça, ankle à cano longo, com fivela ou tachinhas e até versões de tricô se vê por aí. Como algumas vezes assumem muita informação para si, essas botas caem melhor com vestidos curtos ou saia idem.

Para os mais afinados num estilo edgy, há uma saída: bota boca de sino reversível étnica de tricô auto regulável (preciso inventar um nome menor pra isso).


Eleja a sua.


por Eduardo Aguiar

29 de março de 2010

O Inverno pede

É, o inverno ta chegando, e junto dele as chuvas chatinhas que obrigam a companhia do guarda chuva.Mas por que não unir o útil ao agradável?
Essa é a proposta lançada pela Hermès Paris. O guarda chuva ganha cárater de acessório e vem complementando vários looks da coleção de inverno da marca.


A Arezzo também disponibilizou o acessório em combinações váriadas.

Guarda chuva são mais do que necessidade, agora são tendência.
Que venha a chuva!



por Ingrid Ellen

28 de março de 2010

A very, very bad girl...

Quando penso no tema "Lady Gaga apaga as velinhas", o que me vem na cabeça é um bolo negro de cinco metros de altura, revestido com uma camada de renda bordeaux gigante e uma criatura vinda das profundezas para pegar fogo no lugar de uma vela. Em outros termos, esse universo pop escapista de Gaga lhe rendeu dezenas de prêmios, incluindo dois Grammys, o primeiro lugar nos charts mundiais e o título de ícone fashion. Isso desde o lançamento do primero album há... inacreditável: pouco mais de um ano atrás.
Este é só o segundo aniversário como a artista pop mais relevante dos últimos tempos. Para quem já sangrou num palco, pegou fogo, tocou num piano há oito metros de altura, acho uma façanha estar viva. Mal posso esperar pela próxima.


Por Diogo Marinho/Eduardo Aguiar

Gentlemen of Bacongo


Um dos trabalhos fotográficos mais interessantes visto ultimamente foi com certeza o “Gentlemen of Bacongo”. O livro é repleto de imagens resultadas de mais de dois anos de estudos do fotógrafo Daniele Tamagni.

"Gentlemen of Bacongo" é um registro fotográfico cheio de cores, onde o fotográfo mostra a cultura e lifestyle dos Sapeurs. Um clã de cidadãos pobres e comuns do Congo que pela elegância e extremo bom gosto fashion, tem o status de artistas performáticos ou apenas pessoas elegantes que carregam a roupa como caráter não somente estético, mas também espiritual.

A vestimenta de um Sapeur alimenta a alma e dá prazer ao corpo. Vestir-se de forma harmônica não é somente classe e bom gosto, como também um diálogo com Deus de forma elegante.



Por Diogo Marinho

Vídeo da Semana

The Asteroids Galaxy Tour já é mania do coletivo. Essa banda da Dinamarca traz um som bem particular, com muito soul, funk, pop e me lembra o que a Amy Winehouse me fez sentir em 2007.
O clipe da música “The Sun Ain't Shining No More” tem uma fotografia super nostálgica, efeitos caleidoscópicos, sem falar da beleza da vocalista Mette Lindberg.



Por Diogo Marinho

27 de março de 2010

Pretty like a Stone

Sabe-se: a fama a antecede. Até porque os comentários sobre a modelo dos dentes separados se espalharam tão rápido quanto o nude estabeleceu-se como cor do verão. E apresento por mera convenção: Lara Stone, top nº1 do mundo.


Na realidade fui pego de surpresa quando, em meus acessos diários ao models.com, dei de cara com a top do momento lá no alto da lista, o que automaticamente colocou a brasileira Raquel Zimmerman no hall das über models. Pra quem acompanhou os desfiles de inverno 2010 da SPFW conseguiu conferir Lara Stone desfilando pela Forum, que fotografou sua exoticidade para a nova campanha da marca.

Stone galga agora um caminho sem erro para alcançar o estrelato que é lugar comum de modelos como Kate Moss e a nossa Bündchen. O fato nada mais é do que uma respota natural ao que se tem chamado de Next Ideal, isto é, o tipo de beleza que é a necessidade geral da moda dos nossos dias. A modelo mais disputada para os próximos anos será a mais única, singular, sem par e sem cópias. Aos poucos o que antes era feio ou exótico se torna a palavra de ordem em matéria de beleza.

Dentes separados e sobrancelhas apagadas? Não poderia pensar em nada mais único em um rosto.




por Eduardo Aguiar

Polaroid strikes again!

Você, como eu, é apaixonado por polaróides apesar de não ter a famosa máquina de revelação instantânea? Trago aqui uma chance de você se realizar.

O fato é que quando as câmeras e os respectivos filmes deixaram de ser fabricados, um grupo de ex-funcionários aliados a um investidor austríaco ( fundador do Polanoid.net) compraram em 2008 o direito de acompanhar e estudar o processo de produção das polaróides durante 10 anos. O objetivo principal: voltar a produzir os famosos filmes, intitulando esse projeto de The Impossible Project.

Felizmente, o projeto vingou. Os filmes já estão à venda no próprio site e você ainda pode comprar uma série de acessórios, câmeras, livros etc...



Nothing is Impossible!



Por Diogo Marinho

26 de março de 2010

Look da semana


Renda + meia calça lindinha + chanel + correntes + coque alto
Madame mode


Por Ingrid Ellen

24 de março de 2010

Últimos suspiros de Alexander McQueen

Nos próximos dias, as cinzas do gênio da moda serão jogadas no mar da ilha de Skye, onde nasceu o seu pai. Mesmo após a morte, McQueen ainda é razão de comentários e críticas do universo fashion.
Sua coleção de inverno 2010, finalizada antes da morte do estilista, foi desfilada recentemente em Paris. Talvez o reflexo do que se passava na cabeça de McQueen em seus últimos dias, a coleção traduziu-se muito mais numa expressão da capacidade técnica do desginer.
Inspirada na Idade Média, os resumidos 16 looks trouxeram à tona o romance trovadorista personificado numa mulher etérea e inalcançável. Estampas desenvolvidas a partir de obras do mundo lúdico/grotesco de Bosch e arabescos saídos de uma monarquia barroca, capitanearam o clima de nobreza medieval deste inverno do designer.
Conhecida pela treva intelectual, na Idade Média de McQueen houve, ainda assim, luz. Que ele a tenha encontrado.



por Eduardo Aguiar

23 de março de 2010

Fashion cares about

Rolou ontem em Nova York mais uma edição do Jeffrey Fashion Cares, evento que acontece anualmente e que reúne, num mesmo incrível metro quadrado, nomes relevantes (e quentes) do cenário fashion. A noite de coquetel, poses e espetáculos tem uma boa causa: arrecadar fundos para instituições engajadas em ajudar portadores de HIV.
A hot list de top models selecionados para promover o Fashion Cares incluíram alguns dos mais badalados do momento e esse ano o evento arrecadou mais milhões do que nunca.
Taí um cast que deu as caras por lá:

Filantropia tá na moda mas é, antes de tudo, uma bonito dever para cada um.
Junte-se à causa.


por Eduardo Aguiar

Rödel LA e seus editoriais

Rödel LA é uma marca porto-alegrense que produz peças interessantes de tricô. Isso já foi visto aqui, porém eu queria abrir um mega parêntese pra falar dos editoriais dessa label de moda de extremo bom gosto e originalidade encantadora.
Selecionei alguns deles pra vocês:

Flickr Gals (2007-2009), o objetivo desse projeto é retratar o perfil dos clientes da marca, na qual cada pessoa convidada capturava sua própria foto com suas peças preferidas, resultando numa diversidade fotográfica cheia de gosto próprio:


Astro
(verão 2008-2009) é uma coleção inspirada no sol nas Américas, sempre forte e quente por aqui. Tomaram a América do sul como destino e a praia Punta del Diablo no Uruguai como primeira parada. As roupas coloridas torna-se um ponto de luz no cenário:


Grass plus sky
(verão 2007-2008) mostra a primavera e como o céu se confunde com a terra nessa estação apaixonante. As fotos tem também aspectos futuristas ressaltados pelo make e a própria coleção:


Meu favorito Journey to the East , produzido no final de 2007 , mostra a saga de duas aventureiras, viajantes no tempo, em busca da verdade do mistério fotográfico. Assim, elas voltam a época onde acreditavam que os retratos aprisionavam os espíritos dos representados, em que as fotos eram batidas com velocidade mínima e vultos apareciam, reforçando ainda mais essa lenda fantasmagórica.
Pra isso, todo o ensaio foi fotografado pelo ultimo lambe-lambe do rio grande do sul com sua câmera do século XIX. O resultado é o melhor possível:



Confiram mais no site.



Por Ingrid Ellen

21 de março de 2010

Antes menos do que mais

Atire um wayfarer quem não guarda suas desavenças com os anos 90.
Todo mundo torceu o nariz quando as vitrines começaram a se render à cintura alta novamente. Calça que não obedecesse ao império das skinnies, nem pensar! Geométricos, desconstrução, minimalismo e até grunge. Acho bom se preparar de agora porque para os 90 invadirem o mundo fashion é uma questão de (pouco) tempo.
Naquela época, a dos noventa, existia uma espécie de santíssima trindade da moda: os belgas Margiela, Demeulemeester e Branquinho reinaram absolutos nos anos em que o minimalismo era o statement da vez. E foram soberanos até o momento em que os vestidos, e não mais o jeans, se tornaram a peça-desejo de uma it girl.
A espera foi longa, mas os minimalistas já podem comemorar. O nome dele é Ackermann. Haider Ackermann. O estilista, de formação belga, tornou-se a fonte certa e tão esperada de garotas monocromáticas da estirpe da atriz, e também musa do estilo, Tilda Swinton. E a peça hit que transformou Ackermann num nome de inegável relevância dos dias de hoje não poderia ser mais noventista: a maxisaia.
Olha o que ele tem proposto nas ultimas temporadas:


Mas nem só de Ackermann sobrevive a tendência das próximas estações. O nova-iorquino Joseph Altuzarra é um jovem estilista de apenas 25 mas que, não por isso, já é expoente naquilo que faz. Apontando para o minimalismo monocromático e com poucas coleções autorais, Altuzarra entende bem aquilo que faz: peças precisamente executadas, simples e atraentes.
Mais jovem, mais desejável, mas não menos minimalista:



Sim? Não? Talvez?
É inevitável: os anos 90 estão voltando.
Get ready!


por Eduardo Aguiar

Unique Types / Camiseteria

Talvez alguns já conheçam o projeto Unique Types, mas acho que é sempre importante reforçar a divulgação de boas idéias. Eis que esse projeto tem como objetivo estimular designers a criação de fontes inspiradas nas crianças atendidas pela AACD. Essas fontes serão disponibilizadas gratuitamente e serão utilizadas em produtos publicitários, ajudando assim a propagar o trabalho da AACD.



A Camiseteria em parceria com a Unique Types AACD, lançou o concurso onde convida seus designers a criarem estampas tipográficas com tema livre, inspiradas nas Unique Types para serem estampadas em camisetas. Aqui você pode conhecer mais sobre o projeto e de quebra conhecer as estampas participantes do concurso.


Ajudar é tendência!


Por Diogo Marinho

Vídeo da Semana

O vídeo dessa semana vêm direto do universo lúdico e psicodélico do Devendra Banhart. Festa, criaturas estranhas e muita música. Divirta-se.





Por Diogo Marinho

Look da Semana

Celine por Phoebe Philo
Neominimalismo!


por Eduardo Aguiar

20 de março de 2010

MGMT news!

O grupo norte americano MGMT acaba de lançar as faixas do seu segundo e novo álbum para audição gratuita em seu site. Lá, eles revelam que desejavam disponibilizar o download grátis , mas não foi possível por motivos de forças maiores.
Enquanto o álbum não é lançado oficialmente, aproveite e escute aqui todas as faixas do disco “Congratulations” na íntegra.



Por Diogo Marinho

Já nas bancas

Quem acompanha de perto as últimas tendências fashion, já percebeu as novas formas que estão tomando conta do vestuário moderno. As roupas estão mais estruturadas, geometrizadas e, atrevo-me a dizer, inspiradas no “menos é mais” da Bauhaus.

Sendo assim, a Vogue Brasil traz no mês de março um editorial que ilustra de uma maneira muito criativa essa nova tendência. Transformando roupa em elemento gráfico e criando verdadeiras composições visuais dentro da fotografia.






Por Diogo Marinho

19 de março de 2010

Renda-se

Quem disse que transparência e tecidos fluidos estão fora do guarda roupa de inverno? Sabemos que essa tendência foi bastante evidenciada na temporada verão 2010 por marcas como Fendi, em que Lagerfeld (ele novamente!) fez uma releitura do boudoir francês, por Dolce e Gabbana trazendo vestidos com rendas pretas e macramês ou os belos bordados ingleses nas peças de Oscar de La Renta.
Tais propostas, naturalmente irresistíveis, fizeram com que estes tecidos caminhassem um pouco mais adiante e chegassem ainda com fôlego nas coleções de inverno. A atual queridinha das fashionistas, a Balmain, brincou com a sobreposição das transparências com casacos volumosos e as jaquetas, hit da sua coleção.
Valentino por sua vez utilizou esses tecidos para representar uma mulher clássica, porém com a modernidade e a delicadeza a seu favor.

Mas minha golden star irá merecidamente para a coleção da Dior, com fortes referências ao country chic (leia mais aqui), casando perfeitamente vestidos em georgette com peças ícones do inverno, como casacos de lã, botas cano alto e blazers xadrez.

Depois dessa miscelânea de imagens, ninguém ousará hesitar em mostrar um pouco mais de pele nesse inverno, afinal transparência nessa estação não é out, é IT!

Por Carolina Meneses